Modificabilidade Humana e
Aprendizagem Mediada
Reuven Feuerstein
Aumentar Fonte a a+ a+

Instrumentos de PEI - Nível 2

Classificações

Descrição do instrumento

Este instrumento auxilia a desenvolver a flexibilidade e o pensamento divergente necessários para categorizar e re-categorizar os mesmos objetos em diferentes conjuntos de acordo com distintos parâmetros e princípios. Na categorização o indivíduo passa do estabelecimento de relações entre objetos concretos para a projeção de relações entre conceitos. Esta habilidade é essencial e básica para as operações lógicas verbais.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Critérios de inclusão de elementos em classes e categorias
    Classificação e categorização
  • Seleção dos critérios relevantes para categorização
  • Categorização simultânea com base em princípios múltiplos

Capa do instrumento de Classificações:
Capa do instrumento de Classificações

©1996 R. Feuerstein, HWCRI.



Orientação Espacial II

Descrição do instrumento

Introduz um sistema de referência externo, absoluto e estável no qual o indivíduo aplica simultaneamente o sistema relativo (interno) e o sistema absoluto (externo) para descrever e entender as relações espacias.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Introdução do quadro de referência universal dos pontos cardeais
  • Reconhecer conceitos geográficos (latitude, longitude, paralelos, meridianos) necessários para a orientação no espaço
  • Integração dos sistemas pessoal e universal de referência espacial

Capa do instrumento de Orientação Espacial II:

Capa do instrumento de Orientação Espacial II

©1996 R. Feuerstein, HWCRI.



Ilustrações

Descrição do instrumento

O instrumento de Ilustrações é apresentado por meio de uma coleção de situações em que um problema pode ser percebido e reconhecido. Desenvolve a habilidade de perceber detalhes com precisão, utilizando várias fontes de informações exercitando o comportamento comparativo.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Perceber e definir problemas
  • Desenvolver um vocabulário rico e diferenciado
  • Promover pensamento inferencial e reflexivo
  • Necessidade de evidência lógica

Exemplo de atividade:
Atividade PEI






Relações Familiares

Descrição do instrumento

Este instrumento utiliza um sistema de relações para unir seres separados ou categorias. As atividades requerem além do uso preciso da linguagem na codificação e na decodificação das relações, pensamento inferencial, análise e raciocínio dedutivo para justificar conclusões baseadas em evidência lógica.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Diferenciar relações simétricas, assimétricas e hierárquicas
  • Codificar e decodificar informações
  • Pensamento analógico e inferencial baseado no raciocínio lógico

Capa do instrumento de Relações Familiares:

Instrumento de Relações Familiares

©1996 R. Feuerstein, HWCRI.




Relações Temporais

Descrição do instrumento

Desenvolve a habilidade de usar conceitos temporais para descrever e ordenar experiências de vida. Sem uma consciência da continuidade do tempo e suas dimensões, indivíduos não fazem uso do seu passado para predizer, antecipar e planejar futuros eventos.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Seqüenciação e quantificação de intervalos temporais
  • Percepção subjetiva do tempo
  • Relevância dos fatores temporais na determinação de causalidade

Exemplo de atividades:

Lucia mora nos Estados Unidos há dois anos.
João mora nos Estados Unidos há um ano.

É possível saber qual dos dois é o mais velho? ____________________
Por quê?__________________________________________________
_________________________________________________________

_________________________________________________________

Carlos corre 100 metros por minuto.
Felipe corre 200 metros por minuto.

É possível saber qual dos dois ganhará uma corrida?________________
Por quê? __________________________________________________
__________________________________________________________

__________________________________________________________

A mãe de Maria chegou ao Canadá quinze anos atrás.
A avó de Maria chegou ao Canadá seis anos atrás.

Quem é a mais velha? ________________________________________
Por quê? __________________________________________________
__________________________________________________________

©1996 R. Feuerstein, HWCRI.