Modificabilidade Humana e
Aprendizagem Mediada
Reuven Feuerstein
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Instrumentos de PEI - Nível 3

Progressões Numéricas

Descrição do instrumento

Trata da capacidade de descobrir, deduzir e induzir relações entre objetos ou eventos isolados. O aprendiz aprende a formular conclusões precisas, em relação a progressões dadas, na medida em que o instrumento aumenta a sua habilidade de comparar, inferir e raciocinar de forma indutiva e dedutiva. Este instrumento medeia precisão, discriminação e predisposição para adiar julgamento até que todos os elementos tenham sido analisados para determinar uma regra comum.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Descobrir leis e relações subjacentes à evolução de diferentes fenômenos
  • Desenvolver o processo de pensamento hipotético
  • Buscar evidência lógica como base do pensamento inferencial

Capa do instrumento de Progressões Numéricas:

Capa do instrumento de Progressões Numéricas
©1996 R. Feuerstein, HWCRI.



Instruções

Descrição do instrumento

O instrumento de Instruções focaliza na codificação e decodificação de informação verbal escrita, auxiliando o aprendiz a desenvolver sua habilidade para extrair dados implícitos a partir das informações explícitas. Por meio dos insights provocados pelo seu sucesso e insucesso, o indivíduo se transforma em gerador de informações, capaz e motivado para interpretar e transmitir instruções complexas.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Substituir a linguagem egocêntrica e idiossincrática por uma comunicação inteligível e universal
  • Codificar e decodificar mensagens formuladas verbalmente
  • Registrar informação implícita através de processo inferencial

 

Capa do instrumento de Instruções:
Capa do instrumento de Instruções

©1996 R. Feuerstein, HWCRI.




Silogismos

Descrição do instrumento

No raciocínio silogístico, a integração da informação a partir de duas premissas sobre a relação entre os termos leva a dedução de uma relação desconhecida. Através das tarefas de Silogismos, aprendizes adquirem a habilidade de discriminar entre uma conclusão válida e inválida e entre um resultado possível e inevitável. Este instrumento promove o pensamento inferencial e abstrato.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Usar a lógica formal proposicional para estabelecer inferências através do pensamento dedutivo
  • Diferenciar entre veracidade e validade de premissas e conclusões
  • Desenvolver pensamento crítico e evitar super-generalização e estereótipos

Capa do instrumento de Silogismos:

Capa do instrumento de Silogismos
©1996 R. Feuerstein, HWCRI.



Relações Transitivas

Descrição do instrumento

O instrumento ajuda os aprendizes a reconhecer condições que permitem o raciocínio dedutivo e indutivo, desenvolvendo os pré-requisitos necessários para ao pensamento inferencial baseado na implicação lógica e no raciocínio relacional.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Estabelecer inferências válidas através do pensamento indutivo
  • Identificar conjuntos ordenados e reconhecer as condições de uma relação transitiva ou transferível
  • Buscar a lógica baseada em evidências como base para estabelecer inferências

Capa do instrumento de Relações Transitivas:

Capa do instrumento de Relações Transitivas
©1996 R. Feuerstein, HWCRI.




Desenho de Padrões

Descrição do instrumento

Desenho de Padrões consiste de um conjunto de tarefas no qual o indivíduo necessita construir mentalmente um design por meio de uma série complexa de passos que requerem representação mental, antecipação e controle da impulsividade. A identificação do todo dada pela sobreposição de partes, exige uma construção mental ativa com a ajuda de inferências, relações de causa e efeito e representação do resultado final.


Aspectos essenciais desenvolvidos

  • Desenvolver o pensamento representacional
  • Analisar e integrar componentes de um fenômeno complexo e abstrato
  • Perceber transformações consecutivas e seu efeito
  • Compensar a lacuna entre percepção e cognição
  • Promover as habilidades do pensamento abstrato para substituir a necessidade de suporte sensorial

Exemplo de atividade

Observe o modelo e escreva abaixo quais os padrões que o compõe, levando em conta a seqüência.
Atividade PEI