Modificabilidade Humana e
Aprendizagem Mediada
Reuven Feuerstein
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Serviços e Atividades

Treinamento em Programas de Intervenção Cognitiva

Atualmente, um dos grandes desafios dos profissionais que trabalham com desenvolvimento humano é ajudar a promover em seus mediados as habilidades para pensar e aprender de maneira eficiente e autônoma.
Por muito tempo, a inteligência humana foi tratada como um fenômeno estático, pré-determinado e consequentemente imutável e previsível. Muitas teorias educacionais modernas apontam para uma nova visão do desenvolvimento cognitivo e do aprimoramento das habilidades intelectuais, bem como a forma de atingir tais objetivos.

Pensar de maneira clara e precisa, comunicar idéias de forma lógica e fluida, ser capaz de identificar as fontes de dificuldades e de problemas, transferir conhecimentos adquiridos para diferentes áreas, estar motivado e curioso para aprender, gerar novos conhecimentos, ser um ator ativo e criativo são alguns dos objetivos contemplados nestes programas.


Um dos programas de intervenção cognitiva de maior sucesso atualmente é o PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental), uma ferramenta utilizada em diversos contextos: escolar, clínico, reabilitativo, empresarial, de formação universitária e de educação continuada.


O CDCP oferece regularmente cursos de formação no PEI em Curitiba. Também atuamos em outros estados e in company.


Workshop em Avaliação Dinâmica da Aprendizagem

A avaliação dinâmica das habilidades do pensamento e do potencial da aprendizagem, uma abordagem interativa baseada na análise dos processos de mediação-aprendizagem, é utilizada extensivamente nos Estados Unidos, Europa e Israel, com o foco principal de avaliar o grau de modificabilidade do indivíduo, ou seja, seu potencial para aprender.


A avaliação dinâmica representa uma ferramenta complementar valiosa na análise dos efeitos da intervenção assim como no diagnóstico dos obstáculos à aprendizagem, tanto para terapeutas quanto para educadores.


Workshops são oferecidos pelo CDCP para profissionais da Educação e da Saúde que atuam com avaliação diagnóstica da aprendizagem.

Curso em Medição da Aprendizagem

A Mediação da Aprendizagem é uma metodologia cujas bases filosóficas e práticas encontram-se nas pesquisas do psicólogo Dr. Reuven Feuerstein.

A Mediação da Aprendizagem se refere à natureza e a qualidade de toda interação humana destinada a produzir mudanças significativas e duradouras no indivíduo, com o objetivo de promover o seu potencial para aprender.


Dado o papel central da mediação no desenvolvimento da cognição e da metacognição, assim como dos pré-requisitos afetivos e sociais do pensamento eficiente e da aprendizagem autônoma, quanto mais o indivíduo é capaz de se beneficiar da interação com o meio através da aprendizagem mediada, mais ele será capaz de aprender diretamente das suas experiências de vida e das situações de aprendizagem formal e informal.


Desta forma, a Mediação é considerada hoje uma ferramenta essencial para que aprendizes desenvolvam sua habilidades e suas competências tornando-se indivíduos autônomos.


O CDCP oferece cursos de aprendizagem mediada em Curitiba e para instituições educacionais que objetivam aprimorar as habilidades de seu corpo docente.

Treinamento em Gestão Mediada

A gestão baseada nos princípios da Aprendizagem Mediada tem como propósito produzir mudanças significativas e duradouras no ambiente organizacional, com o objetivo de promover na equipe o potencial para aprender e mudar continuamente para adaptar-se às novas exigências profissionais.


Quanto mais a atuação do gestor é caracterizada pelos princípios da Aprendizagem Mediada, maiores são as suas chances de promover a modificabilidade e a efetividade do desempenho de seus colaboradores.


A fundamentação metodológica deste treinamento está baseada nos princípios da Experiência de Aprendizagem Mediada conceitualizados pelo renomado psicólogo israelense Reuven Feuerstein.


Treinamentos in company são concebidos com exclusividade para atender as necessidades das organizações preocupadas com o aprimoramento do potencial de mediação de suas lideranças.

Programas de Reabilitação Individual e em Grupo

São programas de intervenção dirigidos a indivíduos que desejam melhorar o seu potencial de aprendizagem e o seu desempenho.

As razões que podem levar uma pessoa a não apresentar um desempenho adequado na escola, no trabalho, na solução de problemas do cotidiano em geral, podem ser inúmeras: rigidez na forma de pensar, falta ou deficiência da necessidade de precisão, incapacidade para identificar o problema, dificuldade em diferenciar as informações relevantes das irrelevantes, impulsividade, dificuldade na articulação e comunicação de respostas, vocabulário pobre, falta de planejamento, comportamento por ensaio e erro, entre outras.


Independentemente do seu nível de funcionamento cognitivo (aquele responsável pelo processo de coleta, elaboração e comunicação de informações), todo indivíduo pode apresentar mudanças significativas e duradouras na sua forma de aprender, desde que submetido a um processo contínuo e sistemático de exposição a estímulos mediados por um profissional preparado.


O CDCP conta com profissionais qualificados e oferece atendimento individual e em grupo, para crianças e adultos.


Consultoria Organizacional - Escolas e Empresas

A equipe do CDCP além dos treinamentos e atendimento individual e em grupo, trabalha no acompanhamento e supervisão da aplicação do PEI, auxiliando as escolas e as empresas que desejam implementar o programa de forma sistematizada, garantindo um resultado eficiente tanto para os alunos quanto para os funcionários.


Também oferece cursos e workshops para escolas e empresas, nas áreas de Educação Cognitiva e Aprendizagem Mediada.

Objetivos da consultoria para escolas:

  • Melhorar a qualidade da interação professor-aluno utilizando conceitos da Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva e da Aprendizagem Mediada.
  • Auxiliar a escola no processo de inclusão dos alunos com necessidades especiais.
  • Promover um programa de metacognição como complemento do currículo regular, com o objetivo de desenvolver as habilidades cognitivas e afetivo-motivacionais dos alunos.

Objetivos da consultoria para empresas:

  • Aumentar a adaptabilidade do indivíduo frente as constantes evoluções tecnológicas, as quais demandam uma aquisição rápida de novas competências e o ajuste do conhecimento prévio.
  • Aumentar a eficiência e a autonomia do indivíduo na empresa, bem como, a qualidade de sua performance profissional.
  • Melhorar as modalidades de comunicação e de argumentação da equipe de trabalho.
  • Reforçar o processo de tomada de decisão fundamentado no raciocínio lógico.
  • Melhorar a disposição do indivíduo de assumir responsabilidade com respeito a adequação de seu funcionamento e do controle de qualidade da sua produção.
  • Instaurar um sentimento de solidariedade e de pertença entre a equipe de trabalho, o departamento e finalmente à empresa como um todo.