Esta especialização inclui: a FORMAÇÃO no PEI de FEUERSTEIN — Programa de Enriquecimento Instrumental, a filosofia da EAM – Experiência de Aprendizagem Mediada, um estudo detalhado das Funções Cognitivas e Operações Mentais de Feuerstein e um estudo da Neuropsicologia da Aprendizagem.
Duração do curso: Curso modular. Duração máxima 30 meses e mínima 18 meses.
O conhecimento proposto neste curso vem ao encontro das necessidades dos profissionais que atuam na área da educação e da saúde, de promover as habilidades cognitivas e metacognitivas, bem como a capacidade dos indivíduos de aprender de forma autônoma. É uma abordagem centrada nos processos de aprendizagem e na sua efetiva materialização.
A Pós-Graduação em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada é uma especialização que inclui a formação no PEI — Programa de Enriquecimento Instrumental de Reuven Feuerstein, a filosofia da EAM – Experiência de Aprendizagem Mediada, um estudo detalhado das funções cognitivas que são os pré requisitos do pensamento e um estudo da Neuropsicologia da Aprendizagem.
Trata-se de um curso de especialização profissional ao final do qual os seus participantes estarão capacitados a compreender de forma aprofundada o processo de aprendizagem e suas implicações e também estarão aptos a aplicar os instrumentos do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) em escolas, clínicas, empresas e instituições sociais de forma a oferecer a seus mediados uma metodologia inovadora e mundialmente comprovada.
A metodologia oferecida neste curso é utilizada extensivamente em mais de 28 países e seu Programa de Enriquecimento Instrumental está traduzido em 12 línguas.
O conhecimento proposto neste curso vem ao encontro das necessidades dos profissionais que atuam na área da educação e da saúde, de promover as habilidades cognitivas e metacognitivas, bem como a capacidade dos indivíduos de aprender de forma autônoma. É uma abordagem centrada nos processos de aprendizagem e na sua efetiva materialização.
O curso tem carga horária de 360 h/a e a seguinte estrutura:
Outros MÓDULOS:
Este curso é modular e o aluno poderá realizá-lo de acordo com a sua disponibilidade. O prazo máximo para cursar todos os módulos é de 30 meses e o mínimo de 12 meses. Todos os módulos são oferecidos anualmente e podem ser cursados em diferentes sequencias, com exceção do PEI (que deve obedecer a ordem 1, 2 e 3).
1. MÓDULO – EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA (ONLINE OU PRESENCIAL em 2024 ou 2025)
2. MÓDULO – NEUROPSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM (ONLINE em 2025)
3. MÓDULO PEI 1 – (HIBRIDO) – Presencial em Curitiba de 15 a 19 de janeiro de 2025 + 2 encontros ONLINE em Março e Abril/25
4. MÓDULO PEI 2 – (ONLINE) De Maio a Setembro/25 (encontros mensais)
5. MÓDULO PEI 3 – (HIBRIDO) ONLINE em Novembro e Dezembro /2025 + PRESENCIAL em Curitiba de 08 a 12 de Janeiro/26
6. MÓDULO – FUNÇÕES COGNITIVAS, OPERAÇÕES MENTAIS E JOGOS (ONLINE em 2026)
Publico alvo:
Pedagogos, psicopedagogos, professores, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, todos os Profissionais da Educação e Saúde e da área de Recursos Humanos. Pais de crianças com dificuldades de aprendizagem.
Requisito: Formação universitária
David Sasson (Israel) – Trainer sênior com notoriedade internacional em Educação Cognitiva e Aprendizagem Mediada, colaborador do Prof. Reuven Feuerstein por 25 anos, sendo um dos maiores especialistas no PEI e na EAM. Suas aulas representam uma profunda experiência na arte de mediar.
Egídio Romanelli – Pós-Doutor em Neuropsicologia, professor titular do curso de Medicina da PUC/PR, conferencista e professor de cursos de pós-graduação em inúmeras universidades brasileiras. Seu carisma e conhecimento propiciam aos alunos um mergulho no entendimento da Neuropsicologia da Aprendizagem.
Marcia Macionk – Pedagoga, doutoranda na Universidade de Granada – Espanha, com vasta experiência na Educação Pública e Privada e Trainer II em PEI pelo ICELP, Israel em 1999. Sua dedicação aos participantes do curso auxilia a criar uma atmosfera aconchegante e propícia à troca de experiências.
Marcos Meier – Matemático, Psicólogo e Mestre em Educação pela UFPR, Trainer I no PEI pelo ICELP, Israel em 2000 e conferencista de renome nacional. Escreveu vários livros na área da Educação e da Psicologia. Suas aulas são inspiradoras e verdadeiras experiências de aprendizagem mediada, conduzidas com muito conhecimento e leveza.
Solange Demeterco – Doutora em Engenharia da Produção conduz as aulas de metodologia de forma totalmente prática onde o aluno sai com o seu trabalho de conclusão de curso organizado e estruturado.
Nelson Annunciato – Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialista em Neuroanatomia Funcional e Órgãos dos Sentidos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade Médica de Lübeck (Alemanha) e Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Programas de Reabilitação Neurológica no Centro Infantil de Munique, Departamento de Pediatria Social da Universidade de Munique, Alemanha.
*Sujeito à mudanças
Ao final do curso os participantes que cumprirem os requisitos recebem dois certificados: o título de especialização em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada (emitido por instituição parceira credenciada no MEC) e também o certificado de mediadores do PEI expedido pelo CDCP – Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná. Os profissionais que atuam no CDCP são devidamente certificados pelo Prof. Feuerstein e possuem a mais alta qualidade de ensino.
Matrícula: R$ 795,00. +
Parcelamento: 24 x de R$ 795,00
OBSERVAÇÃO: Mais informações pelo WhatsApp 41 99163 7163
Igor Acosta Albuquerque –
Sou psicólogo, trabalho com clínica e RH, e faço uso do que aprendi com os cursos EAM em todas as intervenções e do PEI eu consegui abstrair com muita propriedade a percepção e consciência a respeito da da necessidade de eficiência/ineficiência das funções cognitivas e utilizo isso para criar intervenções, dinâmicas e treinamentos. É uma formação para a vida.
Igor Acosta Albuquerque –
Sou psicólogo, trabalho com clínica e RH, e faço uso do que aprendi com os cursos EAM em todas as intervenções e do PEI eu consegui abstrair com muita propriedade a percepção e consciência a respeito da necessidade de eficiência/ineficiência das funções cognitivas e utilizo isso para criar intervenções, dinâmicas e treinamentos. É uma formação para a vida.