Quando nos referimos à capacidade intelectual do ser humano é preciso ter em mente que estamos tratando de um fenômeno dinâmico e evolutivo.
Diagnosticar de forma estática o nível de funcionamento intelectual de um indivíduo pode trazer conseqüências negativas tanto para a sua vida acadêmica quanto social.
Na abordagem da avaliação dinâmica a inteligência é considerada como um aspecto modificável a partir de duas teorias importantes: a primeira refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky e a segunda a Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein.
Ambas as teorias demonstram que a partir de uma abordagem interativa na avaliação podemos apreciar o potencial e a propensão do aprendiz para aprender ao invés de nos limitarmos a medir o seu desempenho presente com base em testes padrões. Na formação de profissionais para atuar com a Avaliação Dinâmica da Aprendizagem os seguintes objetivos são focados:
Diagnosticar de forma estática o nível de funcionamento intelectual de um indivíduo pode trazer conseqüências negativas tanto para a sua vida acadêmica quanto social.
Na abordagem da avaliação dinâmica a inteligência é considerada como um aspecto modificável a partir de duas teorias importantes: a primeira refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky e a segunda a Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein.
Ambas as teorias demonstram que a partir de uma abordagem interativa na avaliação podemos apreciar o potencial e a propensão do aprendiz para aprender ao invés de nos limitarmos a medir o seu desempenho presente com base em testes padrões. Na formação de profissionais para atuar com a Avaliação Dinâmica da Aprendizagem os seguintes objetivos são focados:
- Avaliar o nível geral de modificabilidade do indivíduo e seu potencial de aprendizagem.
- Identificar as funções cognitivas deficientes e os aspectos afetivos motivacionais responsáveis pelo seu nível atual de funcionamento manifesto.
- Explorar e avaliar a quantidade e a natureza do investimento requerido para que o indivíduo alcance níveis mais elevados de funcionamento.
- Orientar os mediadores e professores com estratégias específicas de mediação para a materialização do potencial de aprendizagem do indivíduo.
- Bases teóricas da Avaliação Dinâmica (AD)
- Testes psicométricos vs. Avaliação Dinâmica
- O Potencial de Aprendizagem de Feuerstein e a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky
- Os perfis de modificabilidade
- A análise das funções cognitivas e operações mentais no processo de avaliação
- Os procedimentos e características da AD
- A função do avaliador na abordagem da AD
- Bateria de testes e sua didática
- A função e construção do relatório de avaliação