Quando nos referimos à capacidade intelectual do ser humano é preciso ter em mente que estamos tratando de um fenômeno dinâmico e evolutivo.
Diagnosticar de forma estática o nível de funcionamento intelectual de um indivíduo pode trazer conseqüências negativas tanto para a sua vida acadêmica quanto social.
Na abordagem da avaliação dinâmica a inteligência é considerada como um aspecto modificável a partir de duas teorias importantes: a primeira refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky e a segunda a Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein.
Ambas as teorias demonstram que a partir de uma abordagem interativa na avaliação podemos apreciar o potencial e a propensão do aprendiz para aprender ao invés de nos limitarmos a medir o seu desempenho presente com base em testes padrões. Na formação de profissionais para atuar com a Avaliação Dinâmica da Aprendizagem os seguintes objetivos são focados:
Diagnosticar de forma estática o nível de funcionamento intelectual de um indivíduo pode trazer conseqüências negativas tanto para a sua vida acadêmica quanto social.
Na abordagem da avaliação dinâmica a inteligência é considerada como um aspecto modificável a partir de duas teorias importantes: a primeira refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky e a segunda a Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein.
Ambas as teorias demonstram que a partir de uma abordagem interativa na avaliação podemos apreciar o potencial e a propensão do aprendiz para aprender ao invés de nos limitarmos a medir o seu desempenho presente com base em testes padrões. Na formação de profissionais para atuar com a Avaliação Dinâmica da Aprendizagem os seguintes objetivos são focados:
- Avaliar o nível geral de modificabilidade do indivíduo e seu potencial de aprendizagem.
 - Identificar as funções cognitivas deficientes e os aspectos afetivos motivacionais responsáveis pelo seu nível atual de funcionamento manifesto.
 - Explorar e avaliar a quantidade e a natureza do investimento requerido para que o indivíduo alcance níveis mais elevados de funcionamento.
 - Orientar os mediadores e professores com estratégias específicas de mediação para a materialização do potencial de aprendizagem do indivíduo.
 
- Bases teóricas da Avaliação Dinâmica (AD)
 - Testes psicométricos vs. Avaliação Dinâmica
 - O Potencial de Aprendizagem de Feuerstein e a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky
 - Os perfis de modificabilidade
 - A análise das funções cognitivas e operações mentais no processo de avaliação
 - Os procedimentos e características da AD
 - A função do avaliador na abordagem da AD
 - Bateria de testes e sua didática
 - A função e construção do relatório de avaliação
 
