Avaliação Dinâmica do Potencial da Aprendizagem - CDCP - Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná

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Avaliação Dinâmica do Potencial da Aprendizagem

Durante muito tempo considerou-se a inteligência como um fenômeno estático. Hoje sabemos que medir e avaliar a inteligência de um sujeito é uma tarefa complexa que exige muito preparo e sobretudo uma abordagem e ferramentas que permitam avaliar o Potencial de Aprender do indivíduo.

Datas: 2021
Modalidade: online e presencial

Categoria:

Descrição e objetivos

Objetivos:

  1. Avaliar o nível geral de modificabilidade do indivíduo e seu potencial de aprendizagem.
  2. Identificar as funções cognitivas deficientes e os aspectos afetivos motivacionais responsáveis pelo seu nível atual de funcionamento manifesto.
  3. Explorar e avaliar a quantidade e a natureza do investimento requerido para que o indivíduo alcance níveis mais elevados de funcionamento.
  4. Orientar os mediadores e professores com estratégias específicas de mediação para a materialização do potencial de aprendizagem do indivíduo

Conteúdo

Quando nos referimos à capacidade intelectual do ser humano é preciso ter em mente que estamos tratando de um fenômeno dinâmico e evolutivo.

Diagnosticar de forma estática o nível de funcionamento intelectual de um indivíduo pode trazer conseqüências negativas tanto para a sua vida acadêmica quanto social.

Na abordagem da avaliação dinâmica a inteligência é considerada como um aspecto modificável a partir de duas teorias importantes: a primeira refere-se à Zona de Desenvolvimento Proximal de Lev Vygotsky e a segunda a Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein.

Ambas as teorias demonstram que a partir de uma abordagem interativa na avaliação podemos apreciar o potencial e a propensão do aprendiz para aprender ao invés de nos limitarmos a medir o seu desempenho presente com base em testes padrões.

  • Bases teóricas da Avaliação Dinâmica (AD)
  • Testes psicométricos vs. Avaliação Dinâmica
  • O Potencial de Aprendizagem de Feuerstein e a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky
  • Os perfis de modificabilidade
  • A análise das funções cognitivas e operações mentais no processo de avaliação
  • Os procedimentos e características da AD
  • A função do avaliador na abordagem da AD
  • Bateria de testes e sua didática
  • A função e construção do relatório de avaliação

Público alvo

Pré-requisito: formação no PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental

Certificação

Expedida pelo Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná e o INsights – Reflective Thinking Systems, para participantes com 90% de frequência.

Investimento

Datas e valores a serem definidos.

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