PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein - NOVA TURMA 15 de Janeiro/2025 - PEI 2 online de maio a setembro - PEI 3 outubro a janeiro/2025 - CDCP - Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná

Nossos cursos

FUNÇÕES COGNITIVAS de Feuerstein e o uso de JOGOS – Presencial de 15 a 19 de julho OU Online setembro e outubro – inscrições abertas!
4 de maio de 2021
Experiência de Aprendizagem Mediada na Educação Profissional – curso in company
4 de maio de 2021

PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein – NOVA TURMA 15 de Janeiro/2025 – PEI 2 online de maio a setembro – PEI 3 outubro a janeiro/2025

(4 avaliações de clientes)

INSCRIÇÕES ABERTAS CURSO DE FORMAÇÃO NO PEI DE FEUERSTEIN – 240 horas de muito conhecimento

 PEI 1 – PEI 2 – PEI 3   – HIBRIDO

Cada modulo: 80 horas/a  – ver calendário abaixo

Modalidade: PEI 1 (Presencial em Curitiba + Online) –  e PEI 2  (Totalmente Online)  –  PEI 3  (Online + Presencial em Curitiba)

Um programa EFETIVO E COMPROVADO para desenvolver habilidades COGNITIVAS E METACOGNITIVAS. Um diferencial na sua prática profissional!

APROVEITE O DESCONTO DE R$ 500,00!

 

Descrição e objetivos

O PEI – PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL é um programa de intervenção cognitiva utilizado individualmente ou em grupo, em clínicas e escolas.

Composto de 14 instrumentos (conjunto de atividades) de crescente nível de complexidade que favorecem o desenvolvimento de funções cognitivas e metacognitivas.

O objetivo central é a produção de modificações nas estruturas cognitivas para ampliar o potencial de aprender e melhorar a qualidade do desempenho intelectual.

Utilizado em crianças e jovens na idade escolar e em adultos de vários níveis de funcionamento.

O PEI foi desenvolvido pelo psicólogo israelense Dr. Reuven Feuerstein

As áreas de aplicação do PEI:

Área educacional – alunos do ensino regular, de sala de recursos, superdotados, na formação profissional e no ensino universitário.

Área clínica – indivíduos que necessitem de uma abordagem cognitiva para superar suas dificuldades de aprendizagem

Área empresarial – programas de treinamento de RH para ampliar as habilidades de raciocínio e resolução de problemas

A realização deste curso conta créditos acadêmicos no curso de Especialização Lato Sensu em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada.

 

Conteúdo

PEI 1

  • O conceito da Modificabilidade Cognitiva Estrutural em oposição à noção clássica da Inteligência
  • Biografia de Reuven Feuerstein
  • Bases teóricas do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI): Objetivos e sub-objetivos
  • O papel da cognição no desenvolvimento do potencial da aprendizagem e na adaptabilidade humana
  • Modificações comportamentais em oposição a mudança estrutural
  • As várias condições de uma mudança estrutural; Etiologia distal e proximal do desenvolvimento cognitivo
  • O conceito das funções cognitivas deficientes
  • Aspectos teóricos, práticos e didáticos dos seguintes instrumentos:
  1. Organização de Pontos
  2. Orientação Espacial I
  3. Comparações
  4. Percepção Analítica

PEI 2

  • Mapa Cognitivo: parâmetros para análise do ato mental
  • Planejamento de uma sessão de PEI, com base nos parâmetros do Mapa Cognitivo
  • Análise das tarefas de acordo com os parâmetros do Mapa Cognitivo
  • Discussões e avaliação das diferentes generalizações e formulação de princípios
  • Aspectos teóricos, práticos e didáticos dos seguintes instrumentos:

            a) Classificações

            b) Relações Familiares

            c) Ilustrações

            d) Orientação Espacial II

            e) Relações Temporais

  • Trabalho prático de planejamento de sessão de PEI

PEI 3

  • O papel explicativo e o papel prescritivo da EAM
  • Avaliação das micro-mudanças produzidas pela intervenção
  • Categorização das interações mediadas;
  • A falta de interações mediadas e suas consequentes deficiências cognitivas
  • Implicação dos critérios de mediação na aplicação do PEI
  • Introdução ao raciocínio lógico-verbal, pensamento inferencial indutivo e dedutivo
  • Aspectos teóricos, práticos e didáticos dos seguintes instrumentos:
  1. Progressões Numéricas
  2. Instruções
  3. Silogismos
  4. Relações Transitivas
  5. Desenho de Padrões

Público alvo

Professores em geral, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e demais interessados no processo de Aprendizagem.

Requisito: Formação universitária

O aluno deverá ter a sua disposição um computador com câmera e microfone (não será permitida participação pelo celular). A câmera deverá estar ligada durante toda a aula. A plataforma utilizada é o ZOOM.

Calendário

PEI 1  – 80 horas/a – PRESENCIAL + Online

PRESENCIAL EM CURITIBA – 15 a 19 de janeiro de 2024 – das 8h às 18h

ONLINE:  MARÇO – 9 (manhã e tarde); 10 (manhã)

ONLINE:  ABRIL – 13 (manhã e tarde); 14 (manhã)

 

PEI 2:  80 horas/a – TODOS OS ENCONTROS SERÃO ONLINE

MAIO – 18 (manhã e tarde); 19 (manhã)

JUNHO – 15 (manhã e tarde); 16 (manhã)

JULHO – 20 (manhã e tarde); 21 (manhã)

AGOSTO – 16 (manhã e tarde); 17 (manhã)

SETEMBRO – 21 (manhã e tarde); 22 (manhã)

 

PEI 3 – 80 horas/a – Online + PRESENCIAL

ONLINE: OUTUBRO– 26 (manhã e tarde); 27 (manhã) 

ONLINE: NOVEMBRO – 23 (manhã e tarde); 24 (manhã) 

PRESENCIAL em CURITIBA:  08 a 12 de JANEIRO/25-  das 8h às 18h 

Professores

David Sasson (Israel) – Trainer sênior certificado no PEI, com notoriedade internacional em Educação Cognitiva, Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e Experiência de Aprendizagem Mediada. Colaborador do Prof. Reuven Feuerstein por 25 anos, sendo um dos maiores especialistas na TMCE e seus sistemas aplicativos.

Marcia Macionk – Pedagoga, Mestre pela Universidade de Granada na Espanha, com vasta experiência na Educação Básica, Trainer I e II certificada no PEI pelo Prof. Reuven Feuerstein, em Israel no ano de 1999. Consultora na secretaria de Educação do Paraná e redes de ensino público e privado. Coordenadora e docente do curso de Pós-graduação em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada.

Certificação

Ao finalizar o curso com frequência mínima de 90%, os participantes receberão certificados de mediadores do PEI, válidos em todo território nacional emitido pelo CDCP – Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná. Os profissionais que atuam no CDCP foram devidamente certificados pelo Prof. Reuven Feuerstein e possuem a mais alta qualidade de ensino.

Investimento

PEI 1: R$ 4.680,00 (Quatro mil, seiscentos e oitenta reais) – em 6 vezes R$ 780,00 (de outubro a março) OU ganhe um desconto especial de 500,00 para pagamento à vista até 30/10/23 – R$ 4.180,00 

PEI 2: R$ 4.680,00 (Quatro mil, seiscentos e oitenta reais) – em 6 vezes R$ 780,00 (de abril a setembro) OU ganhe um desconto especial de 500,00 para pagamento à vista até 30/02/24 – R$ 4.180,00 

PEI 3: R$ 4.680,00 (Quatro mil, seiscentos e oitenta reais) – em 6 vezes R$ 780,00 (de outubro a março) OU ganhe um desconto de 500,00 para pagamento à vista até 30/08/24 – R$ 4.180,00 

É POSSÍVEL SE INSCREVER E CURSAR APENAS UM MÓDULO. DEIXANDO PARA FINALIZAR O CURSO EM OUTRA TURMA.

 

4 avaliações para PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein – NOVA TURMA 15 de Janeiro/2025 – PEI 2 online de maio a setembro – PEI 3 outubro a janeiro/2025

  1. Cláudia E Del Corto

    Um processo de formação que ocorre sustentada na coerência ética e sólida entre a teoria e prática. A aprendizagem se dá por via da mediação que se estabelece no percurso e nos traz modificações pessoais muito significativas que são na minha perspectiva o diferencial do curso. Enriquece e consolida a concepção no potencial da aprendizagem humana.
    CLAUDIA – São José dos Campos

  2. Marcia Marcionk

    Curso que transformou a minha vida profissional em 1997!

  3. Carla Bocchese

    Aprendizado que tem me ajudado bastante.
    CARLA – Rio Grande do Sul

  4. TATIANE MARIA TEIXEIRA DA CUNHA

    O Programa de Enriquecimento Instrumental é um divisor de águas na minha vida profissional. Fazer a formação com profissionais tão capacitados e com uma excelente estrutura metodológica é um grande diferencial. O CDCP oferece justamente isso um curso ímpar que desafia você e todo o seu potencial como indivíduo.
    Se você quer ser um profissional diferenciado e um ser humano que transcende o seu fazer pedagógico e vive a experiência da aprendizagem mediada da aprendizagem indico essa formação.
    Obrigada aos mestres David Sasson e Márcia Macionk por proporcionar essa experiência única em minha vida.
    TATIANE – Rio de janeiro

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat