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4 de maio de 2021
Experiência de Aprendizagem Mediada na Educação Profissional
4 de maio de 2021

Curso de formação no PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein

R$590,00

Requisito: Formação universitária

Carga Horária: 210 horas – ver calendário abaixo

Início: A formação no PEI inicia com a participação no curso Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein – em 26 de junho de 2021

Modalidade: Híbrido – Online e presencial

As aulas e datas presenciais seguirão regras das Secretarias de Saúde. Portanto, estarão sujeitas à mudança.

 

Categoria:

Descrição e objetivos

O PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) é um programa prático de intervenção cognitiva que pode ser utilizado de maneira individual ou em grupo.

O programa completo é composto de 14 instrumentos (14 conjuntos de tarefas de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada). Seu crescente nível de complexidade favorece a construção sistemática e estrutural de funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.

O objetivo central do PEI é a produção de modificações nas estruturas cognitivas dos indivíduos, expandindo o potencial de aprendizagem, aumentando a eficiência mental e melhorando a qualidade do desempenho intelectual.

O PEI pode ser utilizado em crianças na idade escolar e em adultos de vários níveis de funcionamento. O PEI foi desenvolvido pelo renomado psicólogo israelense Dr. Reuven Feuerstein.

As áreas de aplicação do PEI:

Área educacional – para alunos do ensino regular, de sala de recursos, superdotados, na formação profissional e no ensino universitário.

Área clínica – com indivíduos a partir de 8 anos, que necessitem de uma abordagem cognitiva para superar suas dificuldades de aprendizagem e/ou de comportamento (crianças, adultos e idosos).

Área empresarial – em programas de treinamento de RH para desenvolvimento das habilidades do pensamento e da aprendizagem e na promoção da produtividade.

Área institucional e social – como uma ferramenta adicional para ajudar indivíduos que necessitam ressocialização e/ou melhorar suas capacidades cognitivas.

A realização deste curso conta créditos acadêmicos no curso de Especialização Lato Sensu em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada.

Atualmente, um dos grandes desafios dos profissionais que trabalham com desenvolvimento humano é ajudar a promover em seus mediados as habilidades para pensar e aprender de maneira eficiente e autônoma.

Pensar de maneira clara e precisa, comunicar idéias de forma lógica e fluida, ser capaz de identificar as fontes de dificuldades e de problemas, transferir conhecimentos adquiridos para diferentes áreas, estar motivado e curioso para aprender, gerar novos conhecimentos, ser um ator ativo e criativo são alguns dos objetivos contemplados neste programa.

Este curso trata-se de um aperfeiçoamento profissional ao final do qual seus participantes estarão capacitados a aplicar os instrumentos do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) e a utilizar as técnicas da Mediação em diferentes contextos: escolar, clínico, reabilitativo, empresarial, em contextos de formação universitária e de educação continuada.

Conteúdo

PEI 1

  • O conceito da Modificabilidade Cognitiva Estrutural em oposição à noção clássica da Inteligência
  • Biografia de Reuven Feuerstein
  • Bases teóricas do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI): Objetivos e sub-objetivos
  • O papel da cognição no desenvolvimento do potencial da aprendizagem e na adaptabilidade humana
  • Modificações comportamentais em oposição a mudança estrutural
  • As várias condições de uma mudança estrutural; Etiologia distal e proximal do desenvolvimento cognitivo
  • O conceito das funções cognitivas deficientes
  • Aspectos teóricos, práticos e didáticos dos seguintes instrumentos:
  1. Organização de Pontos
  2. Orientação Espacial I
  3. Comparações
  4. Percepção Analítica

PEI 2

  • Mapa Cognitivo: parâmetros para análise do ato mental
  • Planejamento de uma sessão de PEI, com base nos parâmetros do Mapa Cognitivo
  • Análise das tarefas de acordo com os parâmetros do Mapa Cognitivo
  • Discussões e avaliação das diferentes generalizações e formulação de princípios
  • Aspectos teóricos, práticos e didáticos dos seguintes instrumentos:

            a) Classificações

            b) Relações Familiares

            c) Ilustrações

            d) Orientação Espacial II

            e) Relações Temporais

  • Trabalho prático de planejamento de sessão de PEI

PEI 3

  • O papel explicativo e o papel prescritivo da EAM
  • Avaliação das micro-mudanças produzidas pela intervenção
  • Categorização das interações mediadas;
  • A falta de interações mediadas e suas consequentes deficiências cognitivas
  • Implicação dos critérios de mediação na aplicação do PEI
  • Introdução ao raciocínio lógico-verbal, pensamento inferencial indutivo e dedutivo
  • Aspectos teóricos, práticos e didáticos dos seguintes instrumentos:
  1. Progressões Numéricas
  2. Instruções
  3. Silogismos
  4. Relações Transitivas
  5. Desenho de Padrões

Público alvo

Professores em geral, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e demais interessados no processo de Aprendizagem.

Requisito: Formação universitária

Calendário

AULAS ONLINE:

          MÓDULO: PEI 1 

          JUNHO – dia 26 (sábado – 8h às 12h) – Aula Inaugural

          JULHO – dias 14, 15, 16 e 17  – das 8h às 12h (quarta à sábado)  

          JULHO – dias 28, 29, 30 e 31 – das 8h às 12h (quarta à sábado) 

          AGOSTO – dias 11, 12, 13 – das 8h às 12h (quarta à sexta) e  dia 14 – das 8h às 16h

AULAS PRESENCIAIS:

MÓDULO PEI 2:

Novembro/2021– 24 a 28 – das 8h às 18h (a ser confirmado de acordo com as orientações das autoridades sanitárias)

MÓDULO PEI 3:

Janeiro/2022 – 07 a 11 – das 8h às 18h (a ser confirmado de acordo com as orientações das autoridades sanitárias)

AULAS ONLINE: a definir 2022

Professores

David Sasson (Israel) – Trainer sênior certificado no PEI, com notoriedade internacional em Educação Cognitiva, Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e Experiência de Aprendizagem Mediada. Colaborador do Prof. Reuven Feuerstein por 25 anos, sendo um dos maiores especialistas na TMCE e seus sistemas aplicativos.

Marcia Macionk – Pedagoga, Mestre pela Universidade de Granada na Espanha, com vasta experiência na Educação Básica, Trainer I e II certificada no PEI pelo Prof. Reuven Feuerstein, em Israel no ano de 1999. Consultora na secretaria de Educação do Paraná e redes de ensino público e privado. Coordenadora e docente do curso de Pós-graduação em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada.

Certificação

Ao finalizar o curso com frequência mínima de 90%, os participantes receberão certificados de mediadores do PEI, válidos em todo território nacional emitido pelo CDCP – Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná. Os profissionais que atuam no CDCP foram devidamente certificados pelo Prof. Reuven Feuerstein e possuem a mais alta qualidade de ensino.

Investimento

Investimento para 210 horas de curso (Formação Completa)

Matrícula: R$ 590,00 (Quinhentos e noventa reais) – pagos no momento da inscrição
Mensalidades: 19 mensalidades de R$ 590,00 (Quinhentos e noventa reais) – pagos por boleto/transferência todo dia 05.

Dúvidas e informações: WhattsApp (41) 9 9163 71 63

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