A Mediação da aprendizagem é uma ferramenta importante em todo contexto cujo objetivo essencial seja a ação de ensinar e de aprender.
A complexidade do processo de ensino e de aprendizagem exige metodologias eficazes que auxiliem o mediador a exercer a sua função principal que consiste em mediar habilidades e competências. Transmitir conhecimentos e ensinar procedimentos não são suficientes para assegurar que o aprendiz torne-se um indivíduo autônomo, capaz de transcender e re-utilizar aprendizagens em diferentes contextos.
O mundo atual exige indivíduos capazes de recriar suas aprendizagens e de se adaptar às constantes mudanças.
Por conseqüência, as instituições de ensino precisam renovar sua forma de compreender e de atuar diante desta nova realidade.
A formação na Mediação da aprendizagem, cujos princípios são derivados da Teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, tem por objetivo:
A complexidade do processo de ensino e de aprendizagem exige metodologias eficazes que auxiliem o mediador a exercer a sua função principal que consiste em mediar habilidades e competências. Transmitir conhecimentos e ensinar procedimentos não são suficientes para assegurar que o aprendiz torne-se um indivíduo autônomo, capaz de transcender e re-utilizar aprendizagens em diferentes contextos.
O mundo atual exige indivíduos capazes de recriar suas aprendizagens e de se adaptar às constantes mudanças.
Por conseqüência, as instituições de ensino precisam renovar sua forma de compreender e de atuar diante desta nova realidade.
A formação na Mediação da aprendizagem, cujos princípios são derivados da Teoria da Experiência da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, tem por objetivo:
- Desenvolver a consciência da importância do papel do mediador na promoção das habilidades cognitivas, afetivas e sociais inerentes aos processos de pensamento e de aprendizagem
- Apresentar e discutir os critérios necessários a mediação efetiva em vários âmbitos de interação: professor/aluno, terapeuta/paciente, gerente/subordinado, etc.
- Instrumentar os profissionais para melhorar a sua atuação como mediadores nos contextos acadêmico, empresarial, reabilitativo, social e familiar.
- Análise dos fatores relevantes que afetam a qualidade e a efetividade do processo de aprendizagem – Paradigma Holístico da Aprendizagem
- A centralidade do papel exercido pelo mediador e suas implicações práticas no seu ambiente e na interação educativa ou reabilitativa
- O desenvolvimento do pensamento e das habilidades de aprendizagem
- Os critérios de Mediação de Feuerstein e suas implicações práticas em situações de aprendizagem
- Análise de extratos de filmes