Organização de Pontos
Descrição do instrumento:
Trata da prática de projeção de relações virtuais através de tarefas que requerem a identificação e o desenho de linhas que formam as figuras dadas no modelo.
Descrição do instrumento:
Trata da prática de projeção de relações virtuais através de tarefas que requerem a identificação e o desenho de linhas que formam as figuras dadas no modelo.
- Habilidades de organização e planejamento
- Aspectos essenciais desenvolvidos
- Habilidades de organização e planejamento
- Controle da impulsividade
- Conservação de constâncias
- Projeção de relações virtuais
Exemplo de atividade:
Organização Espacial
Descrição do instrumento:
Desenvolve a habilidade de perceber a relação de diferentes pontos de referência no espaço, inicialmente por meio de objetos concretos e posteriormente utilizando tarefas abstratas. Ajuda a gerar a mediação da conduta de busca, escolha e realização de objetivos. Aspectos essenciais desenvolvidos:
Descrição do instrumento:
Desenvolve a habilidade de perceber a relação de diferentes pontos de referência no espaço, inicialmente por meio de objetos concretos e posteriormente utilizando tarefas abstratas. Ajuda a gerar a mediação da conduta de busca, escolha e realização de objetivos. Aspectos essenciais desenvolvidos:
- Controle do egocentrismo
- Estabelecimento de um quadro de referência pessoal estável para a percepção e projeção de relações espaciais
- Desenvolvimento da representação mental
Exemplo de atividade:
Complete a tarefa de forma que em cada quadro contenha um ponto, uma flecha e a indicação do lado em que o ponto está localizado em relação à flecha.
Complete a tarefa de forma que em cada quadro contenha um ponto, uma flecha e a indicação do lado em que o ponto está localizado em relação à flecha.
Comparações
Descrição do instrumento:
Este instrumento aumenta a habilidade de diferenciação entre parâmetros de comparação, por meio do enriquecimento do repertório de conceitos, rótulos e operações para descrever semelhanças e diferenças. Pela comparação os indivíduos aprendem a organizar, integrar, separar e distinguir partes de informações em um sistema coordenado e significativo.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
Descrição do instrumento:
Este instrumento aumenta a habilidade de diferenciação entre parâmetros de comparação, por meio do enriquecimento do repertório de conceitos, rótulos e operações para descrever semelhanças e diferenças. Pela comparação os indivíduos aprendem a organizar, integrar, separar e distinguir partes de informações em um sistema coordenado e significativo.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
- Desenvolvimento de comportamento comparativo espontâneo
- Conceitos diferenciados para a formulação de semelhanças e diferenças
- Discernir aspectos essencias vs. não essenciais, relevantes vs. irrelevantes, específicos vs. gerais de divergências e similaridades
Capa do instrumento de Comparações:
Percepção Analítica
Descrição do instrumento:
Desenvolve a habilidade de dividir um todo em partes (diferenciação) e unir partes num todo (integração). A adaptação ao mundo externo depende da flexibilidade em alternar estes dois processos perceptivos. Aspectos essenciais desenvolvidos.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
Descrição do instrumento:
Desenvolve a habilidade de dividir um todo em partes (diferenciação) e unir partes num todo (integração). A adaptação ao mundo externo depende da flexibilidade em alternar estes dois processos perceptivos. Aspectos essenciais desenvolvidos.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
- Desenvolvimento de uma percepção precisa e acurada
- Entender a realidade baseado numa equilibrada diferenciação e integração
- Aplicação sistemática dos processos de análise e síntese
Exemplo de atividade: