Classificações
Descrição do instrumento:
Este instrumento auxilia a desenvolver a flexibilidade e o pensamento divergente necessários para categorizar e re-categorizar os mesmos objetos em diferentes conjuntos de acordo com distintos parâmetros e princípios. Na categorização o indivíduo passa do estabelecimento de relações entre objetos concretos para a projeção de relações entre conceitos. Esta habilidade é essencial e básica para as operações lógicas verbais.
Descrição do instrumento:
Este instrumento auxilia a desenvolver a flexibilidade e o pensamento divergente necessários para categorizar e re-categorizar os mesmos objetos em diferentes conjuntos de acordo com distintos parâmetros e princípios. Na categorização o indivíduo passa do estabelecimento de relações entre objetos concretos para a projeção de relações entre conceitos. Esta habilidade é essencial e básica para as operações lógicas verbais.
- Aspectos essenciais desenvolvidos
- Critérios de inclusão de elementos em classes e categorias Classificação e categorização
- Seleção dos critérios relevantes para categorização
- Categorização simultânea com base em princípios múltiplos
Capa do instrumento de Classificações:
Orientação Espacial II
Descrição do instrumento:
Introduz um sistema de referência externo, absoluto e estável no qual o indivíduo aplica simultaneamente o sistema relativo (interno) e o sistema absoluto (externo) para descrever e entender as relações espaciais.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
Descrição do instrumento:
Introduz um sistema de referência externo, absoluto e estável no qual o indivíduo aplica simultaneamente o sistema relativo (interno) e o sistema absoluto (externo) para descrever e entender as relações espaciais.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
- ntrodução do quadro de referência universal dos pontos cardeais
- Reconhecer conceitos geográficos (latitude, longitude, paralelos, meridianos) necessários para a orientação no espaço
- Integração dos sistemas pessoal e universal de referência espacial
Capa do instrumento de Orientação Espacial II
Ilustrações
Descrição do instrumento:
O instrumento de Ilustrações é apresentado por meio de uma coleção de situações em que um problema pode ser percebido e reconhecido. Desenvolve a habilidade de perceber detalhes com precisão, utilizando várias fontes de informações exercitando o comportamento comparativo.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
Descrição do instrumento:
O instrumento de Ilustrações é apresentado por meio de uma coleção de situações em que um problema pode ser percebido e reconhecido. Desenvolve a habilidade de perceber detalhes com precisão, utilizando várias fontes de informações exercitando o comportamento comparativo.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
- Perceber e definir problemas
- Desenvolver um vocabulário rico e diferenciado
- Promover pensamento inferencial e reflexivo
- Necessidade de evidência lógica
Exemplo de atividade:
Relações Familiares
Descrição do instrumento:
Este instrumento utiliza um sistema de relações para unir seres separados ou categorias. As atividades requerem além do uso preciso da linguagem na codificação e na decodificação das relações, pensamento inferencial, análise e raciocínio dedutivo para justificar conclusões baseadas em evidência lógica.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
Descrição do instrumento:
Este instrumento utiliza um sistema de relações para unir seres separados ou categorias. As atividades requerem além do uso preciso da linguagem na codificação e na decodificação das relações, pensamento inferencial, análise e raciocínio dedutivo para justificar conclusões baseadas em evidência lógica.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
- Diferenciar relações simétricas, assimétricas e hierárquicas
- Codificar e decodificar informações
- Codificar e decodificar informações
- Pensamento analógico e inferencial baseado no raciocínio lógico
Capa do instrumento de Relações Familiares:
Relações Temporais
Descrição do instrumento:
Desenvolve a habilidade de usar conceitos temporais para descrever e ordenar experiências de vida. Sem uma consciência da continuidade do tempo e suas dimensões, indivíduos não fazem uso do seu passado para predizer, antecipar e planejar futuros eventos.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
Descrição do instrumento:
Desenvolve a habilidade de usar conceitos temporais para descrever e ordenar experiências de vida. Sem uma consciência da continuidade do tempo e suas dimensões, indivíduos não fazem uso do seu passado para predizer, antecipar e planejar futuros eventos.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
- Sequenciação e quantificação de intervalos temporais
- Percepção subjetiva do tempo
- Relevância dos fatores temporais na determinação de causalidade
Exemplo de atividade: