Instrumentos de PEI - Nível 2 - CDCP - Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná

Instrumentos de PEI – Nível 2

Classificações
Descrição do instrumento: 
Este instrumento auxilia a desenvolver a flexibilidade e o pensamento divergente necessários para categorizar e re-categorizar os mesmos objetos em diferentes conjuntos de acordo com distintos parâmetros e princípios. Na categorização o indivíduo passa do estabelecimento de relações entre objetos concretos para a projeção de relações entre conceitos. Esta habilidade é essencial e básica para as operações lógicas verbais.
    


  • Aspectos essenciais desenvolvidos
  • Critérios de inclusão de elementos em classes e categorias
Classificação e categorização
  • Seleção dos critérios relevantes para categorização
  • Categorização simultânea com base em princípios múltiplos
Capa do instrumento de Classificações:
Orientação Espacial II
Descrição do instrumento: 
Introduz um sistema de referência externo, absoluto e estável no qual o indivíduo aplica simultaneamente o sistema relativo (interno) e o sistema absoluto (externo) para descrever e entender as relações espaciais.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • ntrodução do quadro de referência universal dos pontos cardeais
  • Reconhecer conceitos geográficos (latitude, longitude, paralelos, meridianos) necessários para a orientação no espaço
  • Integração dos sistemas pessoal e universal de referência espacial
Capa do instrumento de Orientação Espacial II 






Ilustrações
Descrição do instrumento: 
O instrumento de Ilustrações é apresentado por meio de uma coleção de situações em que um problema pode ser percebido e reconhecido. Desenvolve a habilidade de perceber detalhes com precisão, utilizando várias fontes de informações exercitando o comportamento comparativo.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Perceber e definir problemas
  • Desenvolver um vocabulário rico e diferenciado
  • Promover pensamento inferencial e reflexivo
  • Necessidade de evidência lógica
Exemplo de atividade: 




Relações Familiares
Descrição do instrumento: 
Este instrumento utiliza um sistema de relações para unir seres separados ou categorias. As atividades requerem além do uso preciso da linguagem na codificação e na decodificação das relações, pensamento inferencial, análise e raciocínio dedutivo para justificar conclusões baseadas em evidência lógica.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Diferenciar relações simétricas, assimétricas e hierárquicas
  • Codificar e decodificar informações
  • Codificar e decodificar informações
  • Pensamento analógico e inferencial baseado no raciocínio lógico
Capa do instrumento de Relações Familiares:




Relações Temporais
Descrição do instrumento: 
Desenvolve a habilidade de usar conceitos temporais para descrever e ordenar experiências de vida. Sem uma consciência da continuidade do tempo e suas dimensões, indivíduos não fazem uso do seu passado para predizer, antecipar e planejar futuros eventos.
Aspectos essenciais desenvolvidos:
    


  • Sequenciação e quantificação de intervalos temporais
  • Percepção subjetiva do tempo
  • Relevância dos fatores temporais na determinação de causalidade
Exemplo de atividade:




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